O Projeto

O projeto Retratos Municipais SC tem por objetivo expor à sociedade catarinense a situação dos municípios do estado em seus mais diferentes aspectos

Primeiro site de conteúdo jornalístico a trabalhar exclusivamente temas municipalistas, o projeto Retratos Municipais SC tem por objetivo expor à sociedade catarinense a situação dos municípios do estado em seus mais diferentes aspectos. 

O primeiro indicador explorado pelo projeto é o IDMS – Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável, construído a partir de robusto conjunto de referências estatísticas fundamentais para diagnosticar o grau de desenvolvimento de um território.

Outros Retratos Municipais poderão ser tratados a partir de indicadores aprofundados de Violência, Emprego, Educação, Saneamento, etc.

O site Retratos Municipais SC, lançado em fevereiro de 2017, começou pelo IDMS por representar uma importante ferramenta de apoio à gestão municipal, na medida em que evidencia as prioridades locais, o que é extremamente oportuno em um início de gestão no Executivo e no Legislativo municipal. 

Escopo ampliado

Desde meados de abril, o conteúdo do site foi ampliado para outros assuntos de interesse dos municípios de Santa Catarina e, por conseguinte, da população do Estado. Além do IDMS de cidades catarinenses, de grande médo e pequeno porte, de diferentes regiões, que chegaram às comunidades, em sua grande maioria, pelos jornais locais e regionais, o site traz um resumo das médias estaduais, nas várias dimensões do IDMS.

Passou a trazer, também, Atuação Parlamentar em prol dos municípios do estado; Eventos focados no desenvolvimento municipal, além de festas e outras atrações municipais; Artigos, de personalidades da iniciativa privada e do setor público. Na editoria Setoriais estão agrupadas matérias relativas à Educação, Saúde, Meio Ambiente, Gestão, entre outros.